Pará

Caminhão está vetado a partir de hoje

A partir de hoje, veículos de carga com peso superior a 3,5 toneladas não podem mais trafegar em avenidas como Almirante Barroso, Governador José Malcher, Presidente Vargas, Nazaré, Gentil Bittencourt e outras oito vias de Belém, no horário de 6 às 21 horas, entre segunda e sexta-feira. A medida é resultante da decisão do juiz titular da 2ª Vara da Fazenda da Capital, Marco Antonio Castelo Branco, acatando Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE). No entanto, a sentença proferida por Castelo Branco alterou o pedido feito pelo MPE - que solicitava a proibição do tráfego de caminhões em todas as vias da cidade -, aceitando as condições do Decreto nº 62.968, editado pela Prefeitura de Belém, em março deste ano.

O documento expedido pela prefeitura e acatado pelo juiz sugeria exceções ao veto, permitindo que alguns corredores, como as avenidas Bernardo Sayão e Pedro Álvares Cabral e a rodovia Arthur Bernardes, continuassem recebendo o fluxo de veículos pesados. A Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) orientou nos últimos 30 dias os motoristas de caminhões que ingressaram em Belém. Conforme avalia o diretor de Trânsito do órgão, Joaquim Souza, o período de instrução foi altamente positivo, e o volume de resistência foi bem abaixo do esperado.

'Observamos que os caminhões estão evitando trafegar nos principais corredores vetados pela sentença. Por este motivo, acredito que não vamos ter muitos problemas', espera, garantindo que, inicialmente, a Ctbel vai continuar orientando e deve evitar as ações punitivas. 'Vamos priorizar a conversa com os condutores dos veículos pesados, principalmente fazendo-os desviar para as vias permitidas pela decisão judicial', assevera.